quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Falar verdade a mentir
Este livro fala-nos de uma personagem chamado Duarte, que era muito mentiroso. Queria namorar com uma mulher chamada Amália, que pertencia a nobreza. O pai não queria, mas quando soube que ele era rico tudo mudou de figura. Amália bem que queria casar com ele, mas ela sabia que tudo o que ele dizia era mentira. Duarte, inventou varias mentiras para casar com Amália, porque gostava bastante dela. Inventou que era rico, e que tinha vendido uma casa e tinha ganhado muito dinheiro. Como Amália gostava muito dele, fez com que as mentiras dele passassem a ser verdade. Duarte a certa altura, já não sabia, o que era verdade ou mentira. Na verdade tudo o que ele dizia era mentira.




Bibliografia do autor: Escritor e Dramaturgo romântico, foi o proponente da edificação do Teatro Nacional de D. Maria II e da criação do Conservatório.
Nasceu no Porto, em 4 de Fevereiro de 1799;
morreu em Lisboa em 9 de Dezembro de 1854.



Miguel nunca desiste
O livro retrata a vida de um adolescente, chamado Miguel. Pertencia a uma família de seis irmãos. Ele era um rapaz que gostava muito da sua família, e gostava de desporto, mas o seu preferido, era o futebol. Gostava de uma colega chama Rita pela qual, se apaixonou e começou a namorar. Miguel era tão bom jogador que foi escolhido para jogar num clube de futebol em Itália. Como ele era ainda tão jovem o pai aconselhou-lhe a não aceitar a proposta feita pelo senhor Italiano. Miguel ficou surpreendido com o pai, pois ele deu-lhe um conselho que o ajudou bastante. A compreensão de seu pai, fez com que as suas ideias ficassem mais claras e visse as coisas de maneira diferente. Com tudo isto, ele não desistiu, mas sim adiou por mais algum tempo.


A história da autora é: Nasceu em Lisboa, a 29 de Novembro de 1960. Tirou o Curso Superior de Piano no Conservatório Nacional, tendo como objectivo ser professora de Formação Musical no ensino vocacional. Deu aulas em várias escolas, nomeadamente na Escola Superior de Música de Lisboa entre 1990 e 2005. Começou a escrever em 1993 e neste momento dedica-se a tempo inteiro à escrita. Tem vários livros publicados, na sua grande maioria para crianças e jovens, e escreve com regularidade para teatro. Orienta ateliers de escrita com crianças, adultos e professores (Escrita Criativa, Escrever teatro para Crianças e Jovens, e Escrever para Crianças e Jovens). Publicou, em co-autoria com Elsa Serra, o manual de Escrita Criativa Quero ser escritor! É membro fundador do Clic - Clube de Literatura, Ilustração e Cª . É responsável pela rubrica histórias em 77 palavras na revista Pais & Filhos, com ilustrações de Francisca Torres. Foi responsável pela coluna Crescer a ler do Suplemento de Educação do Jornal de Letras, e pelo apontamento “Bicho-de-conta” (contos para crianças) na Antena 1, Programa “À volta dos dias”. Ganhou vários prémio de onde se destacam Prémio Revelação Ficção APE/IPLB e Prémio Nacional do Conto Manuel da Fonseca (1996) Paralelamente trabalha treino mental para a performance, bem como o uso pedagógico e terapêutico da metáfora .














terça-feira, 17 de janeiro de 2012

A história da autora é: Nasceu em Lisboa, a 29 de Novembro de 1960. Tirou o Curso Superior de Piano no Conservatório Nacional, tendo como objectivo ser professora de Formação Musical no ensino vocacional. Deu aulas em várias escolas, nomeadamente na Escola Superior de Música de Lisboa entre 1990 e 2005. Começou a escrever em 1993 e neste momento dedica-se a tempo inteiro à escrita. Tem vários livros publicados, na sua grande maioria para crianças e jovens, e escreve com regularidade para teatro. Orienta ateliers de escrita com crianças, adultos e professores (Escrita Criativa, Escrever teatro para Crianças e Jovens, e Escrever para Crianças e Jovens). Publicou, em co-autoria com Elsa Serra, o manual de Escrita Criativa Quero ser escritor! É membro fundador do Clic - Clube de Literatura, Ilustração e Cª . É responsável pela rubrica histórias em 77 palavras na revista Pais & Filhos, com ilustrações de Francisca Torres. Foi responsável pela coluna Crescer a ler do Suplemento de Educação do Jornal de L
Maria
Os segredos da irmã mais velha

Este livro fala-nos de Maria, a irmã mais velha de sete irmãos e de como se sentia. Maria adora começar um diário novo, o cheiro do papel e as folhas lisinhas, a verdade é que escreve lá os seus pequenos segredos. As amigas ouve-na bastante, mas o diário é um sitio secreto. A irmã Mariana é a maior cusca que a no mundo. Ela diz que quando não esta em casa, Mariana lhe vai ler o diário. Maria bem que faz uma letra que a irmã não perceba, mas ela consegue sempre ler. O Manel que é o irmão gémeo da Mariana é muito mais sossegado do que ela . Maria tem pena do Manel, porque ela lhe faz a vida num inferno. Maria apaixonou-se por um rapaz que era novo naquela escola, tinha vindo da Irlanda. E o seu nome era João Pedro, mas a sua alcunha era JP. Maria praticava ballet e gostava bastante. Numa segunda – feira de manhã, Maria entrou na aula de Historia de mãos dadas com o seu namorado, JP. Margarida a irmã mais nova de Maria, foge de casa, mas não foi muito longe porque Miguel a encontrou. Maria vaia a quinta de JP, onde monta um cavalo acabando por cair. E parte uma perna. No final tudo acaba bem.


sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Ontem, quando me fui vestir ,a minha roupa ganhou vida própria .O meu casaco fugiu, as meias começar a pular em cima da minha cama . Fui tomar o pequeno-almoço, e lá estavam elas, as calças de pernas trocada á comer cereais. As meias só sabiam guerrear umas com as outras, e o casaco estava fugido já algum tempo .Eu admito que estava, um pouco chocada com aquilo tudo, era um pouco estranho a minha roupa tinha ganhado vida .Depois fui andar de patins com as calças e elas andavam, mais rápido do que eu ,fiquei muito zangada. Quando chegamos a casa já o casaco tinha chegado, e estava muito triste. Tentei perceber a motivo da sua tristeza ,mas ele não revelou .Desconfio que sentia a falta da sua , dona .